O que pode dar errado com a calda do meu Geladinho?

Ao trabalharmos com alimentos e preparações, muitas coisas podem acontecer, sejam boas ou ruins. Nem todas podem ser previstas, mas listamos aqui algumas situações que podem ocorrer e como evitá-las ou corrigi-las.

Vamos lá!

 

CRISTAIS DE GELO:

Eles podem surgir caso o seu geladinho passe pelo processo de “congela – descongela – congela novamente”, e este processo pode ocorrer de forma tão sutil que talvez nem possamos perceber, ou seja, não é preciso que acabe a energia elétrica acabe para que seu geladinho descongele, alguns outros fatores também podem contribuir. Veja quais são eles:

  • CONGELADOR: lembre-se sempre que o congelador não tem a mesma eficácia/potência de um freezer, logo, o processo de congelamento é mais lento. E quanto maior a quantidade de geladinhos no congelador, mais demorado será o congelamento. Nunca coloque geladinhos recém preparados para congelar junto aos geladinhos que já estão em processo de congelamento, pois isto fará com que os geladinhos já congelados, se descongelem, fazendo com que os cristais de gelo apareçam.

 

  • FREEZER: evite colocar outros alimentos para congelar junto aos geladinhos, pois eles farão com que os geladinhos percam o frio e acabem descongelando, contribuindo com o aparecimento dos cristais de gelo.

 

  • DEIXAR A PORTA DO FREEZER ABERTA: quando tiver que abrir a porta do freezer, saiba exatamente o que você irá retirar de lá, seja rápido. Ao abrir a porta do freezer e demorar para fechá-lo, ou abri-lo sem real necessidade, ele perderá o poder de congelamento, ar quente entrará e isso irá contribuir para o aparecimento dos cristais de gelo (saiba sempre os sabores e quantidades que você tem guardado no freezer).

 

BOLHAS DE AR E ESPUMA:

Bolhas de ar e espuma no seu geladinho podem colocar em questão a qualidade do seu geladinho, logo, devemos evita-los. Veja suas causas e como resolvê-las:

  • BOLHAS DE AR: para evitar as bolhas de ar no seu geladinho, ao amarrar o saquinho, não deixe espaço livre, ou seja, amarre o saquinho rente ao líquido, pois assim não haverá espaço para o aparecimento de bolhas de ar no seu geladinho.

 

  • ESPUMA: ao bater seus ingredientes no liquidificador, a espuma quase sempre aparecerá, mas ela é facilmente eliminada. Basta levar a mistura já pronta à geladeira por 30 minutos, e então, passados esses 30 minutos, retire a espuma com a ajuda de uma escumadeira, e prontinho. Dependendo da mistura, você pode fazê-la manualmente, assim, a produção de espuma é praticamente nenhuma.

 

E aí? Além dos itens citados aqui, o que mais já aconteceu de errado com a calda do seu geladinho?

Conta pra gente!